sábado, 30 de julho de 2011

Litoral Norte discute impactos da exploração do Pré-Sal





A possibilidade de exclusão dos municípios de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela da área de influência direta do Pré-Sal tem movimentado os governos e a comunidade do Litoral Norte. Os reflexos desta medida no cotidiano regional e o licenciamento ambiental serão debatidos na audiência pública na próxima terça-feira (02/08/2011), às 18h, no Ilha Flat Hotel em Ilhabela.


A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, explica que após análise do processo de licenciamento do empreendimento Projetos Integrados de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Pólo do Pré-Sal, Bacia de Santos, proposto pela Petrobras, que encontra-se no Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis), constatou-se diversas falhas e deficiências.

Segundo a secretária, os documentos não consideram, em momento algum, os municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba como pertencentes à área de influência direta e indireta dos impactos ambientais, sociais e econômicos do empreendimento. “Consequentemente, os documentos deixam de identificar, endereçar e discutir aspectos e impactos ambientais, negando-nos ainda a visão abrangente e completa das repercussões, tanto as positivas, quanto as negativas”, afirma a secretária. Maria Inez explica que é necessária uma manifestação ampla, com ações concretas de intervenção neste processo de licenciamento federal.

Foram convidados para participar do encontro em Ilhabela representantes de bairros, associação comercial, vereadores, entidades de classe e população.

Serviço

Audiência Pública Ambiental

Salão de Convenções do Ilha Flat Hotel, às 18h

Avenida Princesa Isabel, 747 – Praia do Perequê – Ilhabela



Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

ACESSE: http://www.caraguaonline.com