segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Limpeza desobstrui trecho do Rio Juqueriquerê no Morro do Algodão




Para minimizar as inundações no bairro do Morro do Algodão, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou entre os meses de junho e julho, a retirada de aguapé de trechos do Rio Juqueriquerê.

Durante um mês e meio foram feitas mais de 400 viagens de caminhão para o transporte de material orgânico para o aterro sanitário.

O aguapé foi retirado do trecho do rio que compreende a Rua Guilherme de Almeida. Nesta parte o Juqueriquerê é divido em dois pelo Clube Ilha Morena.

Segundo o então secretário de Serviços Públicos, Silvio Tavares de Andrade, o rio Juqueriquerê é o grande canal de drenagem do Morro do Algodão. O secretário disse que a desobstrução contribuiu para oxigenação da água e o retorno dos peixes ao local. “Agora várias pessoas pescam naquele trecho.”

A limpeza do rio foi uma ação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Andrade também informou que a medida não tem relação com o desassoreamento e o enrocamento (blocos de rocha compactados) do Rio Juqueriquerê.

O projeto da limpeza do rio foi enviado, no início do ano, para o Departamento de Água e Energia do estado de São Paulo (DAEE). Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Ines Fazzini Biondi, por se tratar de uma extensão menor que a necessária para o licenciamento, o Governo Municipal está isento de autorização.

Plantio de mudas

Após a retirada dos aguapés do Rio Juqueriquerê na altura do clube Ilha Morena, a secretaria municipal de Meio Ambiente iniciou, na sexta-feira (12), a recuperação das margens com o plantio de aproximadamente 30 mudas nativas da região em diversos trechos.

Aguapés

Os aguapés (Eichhornia) são plantas aquáticas flutuantes. A sua introdução nos sistemas de água das cidades brasileiras deve-se justamente a sua característica de absorver e acumular poluentes, "filtrando" a água. Porém, quando em abundância, impede a proliferação de algas responsáveis pela oxigenação da água, causando a morte dos organismos aquáticos.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


ACESSE: http://www.caraguaonline.com