sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Governo do Estado apresenta hoje o projeto final da RMVale





Audiência sobre criação da nova estrutura administrativa acontece hoje, a partir das 10h, no auditório da Faap em S.José

O governo estadual apresenta hoje, a partir das 10h, no auditório da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) em São José dos Campos, o projeto da Região Metropolitana do Vale do Paraíba --a quarta RM do Estado de São Paulo.



Foram convidados todos os prefeitos e as Câmaras da região, além de membros de entidades representativas.O evento também será aberto à população, que poderá fazer perguntas aos técnicos do Estado. O encontro deve durar duas horas.

O auditório da Faap comporta 144 pessoas sentadas e, se for necessário, segundo a direção da unidade, serão instalados telões em duas salas de aula com capacidade para 90 pessoas.

A abertura do evento ficará a cargo do secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano,Edson Aparecido. O detalhamento do estudo da RM será feito por técnicos da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).

“A apresentação é o momento para as pessoas tirarem todas as dúvidas sobre o projeto”, disse Diana Motta, diretora de projetos da Emplasa. “A RMVale nasce com uma qualidade que a diferencia das demais: a diversidade.”



Perfil. Englobando os 39 municípios, a RMVale terá cinco sub-regiões administrativas: São José, Taubaté, Guaratinguetá, Cruzeiro e Litoral Norte. Elas determinarão quais as políticas públicas que serão aplicadas à região.

“Juntas, as cidades encontrarão soluções adequadas para os problemas coletivos”, explicou Diana.

A criação da RMVale, disse ela, é um instrumento para efetivar as políticas públicas do governo estadual na região. Com isso, os municípios poderão se preparar melhor para o desenvolvimento regional e para receber investimentos de dentro e forado país.

“É preciso se preparar para o crescimento”, afirmou.

Após a apresentação, o próximo passo do governo será encaminhar o projeto para votação na Assembleia Legislativa, no início domês que vem.A expectativa é que o texto seja aprovado até novembro.

A criação da Região Metropolitana vem sendo discutida desde 2001.



ENTREVISTA

Edson Aparecido
SEC.DESEN.METROPOLITANO

‘É a hora e a vez do Vale do Paraíba’

Quanto tempo vai levar para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba ser efetivamente e legalmente criada?

A expectativa é de enviar o projeto até a primeira quinzena de outubro para a Assembleia Legislativa. Os deputados não devem fazer grandes modificações e, com isso, a lei deve ser aprovada atéo final de novembro.O governo sanciona e tem 90 dias para criar o Conselho de Desenvolvimento.



Qual o papel do Conselho?

Principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executados na RM, além de determinar o regimento do Fundo de Desenvolvimento. Participarão dele os 39 prefeitos da região e representantes do governo.



Como será constituído o Fundo de Desenvolvimento?

Com recursos dos municípios, dos governos estadual e federal e de empréstimos nacionais e internacionais. O dinheiro será usado para financiar projetos planos e obras na região.



O Estado vai colocar dinheiro na RMVale em 2012?

Ainda não está definida a entrada de recursos do Estado na RMVale no ano que vem. Isso vai ocorrendo com a evolução dos projetos e da própria RM.Não há um orçamento fixo.



Que avaliação o senhor faz da criação da RMVale?

É a hora e a vez do Vale do Paraíba. Tenho certeza de que a região terá um salto de qualidade e melhorará e muito a vida das pessoas. A criação da RM dará o instrumento de planejamento necessário para a participação dos municípios na macrometrópole paulista, o grande eixo de desenvolvimento do Estado de São Paulo. Os prefeitos devem superar as diferenças políticas e aproveitar essa chance única.


Como será trabalhar o desenvolvimento regional com cidades tão diferentes uma das outras?

Essa é a grande riqueza da RMVale. A unidade regional na diversidade dos municípios. Essa foi a questão central do projeto da RMVale. O desenvolvimento industrial e tecnológico, o patrimônio cultural e ambiental e a vocação para a inovação são as riquezas dessa região.



PONTO DE VISTA

Mudança marca novo ciclo no Vale

A criação da Região Metropolitana servirá como instrumento de planejamento das cidades, que deverão olhar o Vale como um todo, não mais como municípios isolados. A opinião é do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim.“ARM amplia o volume de informações sobre aregião, que podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida da população”, disse.



Uma região de muitas ‘caras’ - Fonte: Jornal O Vale



Fonte: Jornal O Vale


ACESSE: http://www.caraguaonline.com