domingo, 4 de novembro de 2012

Cobrança por pavimentação em ruas de bairro de Caraguá irrita moradores


Moradores reclamam que não foram informados sobre obra e valores.
Cálculos realizados pela prefeitura também não estão claros, diz população.Veranistas e moradores do bairro Martin de Sá, em Caraguatatuba, estão indignados com um "boleto-surpresa" que receberam de uma empresa contratada pela prefeitura para pavimentar ruas do bairro.
Eles alegam que não foram notificados pela prefeitura sobre as obras e que o valor cobrado pelo serviço, para cada morador, é muito alto. Mesmo com as opções de parcelamento ou à vista com desconto, eles acreditam que o valor cobrado em cima do valor venal do terreno é errado,pois o espaço bloquetado correspondente a cada residência é pequeno.
A moradora Ruth Andrade explica o que ocorreu e o que pode acontecer com quem se negar a sanar a dívida.
“Há um ano fizeram pavimento na rua aqui. E sem aviso, sem nada, agora mandaram uma cobrança de R$ 5 mil para pagarmos até o dia 30. Se caso não pagarmos ficará como dívida ativa na prefeitura”, conta.
Irritado com a situação, Ricardo de Mello disse que o preço cobrado pela prefeitura não condiz com a qualidade do produto oferecido.
“É um valor irreal. Pagar R$ 5 mil em um trabalho que, primeiro que foi mal feito. A rua está toda torta, a qualidade do produto que foi colocado é de péssima qualidade. Tanto que na outra vizinhança ali as pedras já se quebraram todas por causa das máquinas passarem. Espero que aqui não aconteça”, explica Mello.
Outra reclamação é a forma que a prefeitura está realizando os cálculos para a cobrança. Alguns vizinhos receberam boletos com valores maiores, o que tem causado dúvidas, como explica Luiz Gonzaga Filho.
“Pra mim veio um valor, para o vizinho do lado veio outro. O que a gente gostaria de saber é a metragem. Se eles estão cobrando por metro quadro, como eles estão fazendo? Eu sei que têm vizinhos, por exemplo, que estão pagando, mas tem vizinho de frente. O meu não tem vizinho de frente, então eu tenho que pagar tudo? Isso eles não explicam pra gente. É isso que a gente gostaria de saber como é que funciona”, disse o morador.
Segundo o prefeito Antônio Carlos da Silva, a conta por essa melhoria no bairro Martin de Sá será dividida metade, metade, entre prefeitura e moradores.
“Na cidade de Caraguá não foi feita infraestrutura, os loteamentos todos antes da lei que regulamenta loteamentos. A pessoa abre uma rua, larga tudo pra prefeitura fazer, pra cidade fazer, a pessoa compra imóvel mais barato, na hora de se fazer infraestrutura tem que ter a contribuição da maioria daquele imóvel, se não a gente não tem dinheiro pra fazer. A prefeitura está bancando metade e cobrando metade para poder fazer os outros bairros”, argumenta Antônio Carlos.
Com relação aos valores, o prefeito disse que pode rever alguns boletos.

“Aquele que tem um valor superior pode vir aqui na prefeitura, procurar o jurídico e a gente vai ver o que pode ser feito”, completa o prefeito.

Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique em g1.globo.com/vanguarda. Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS

FONTE G1