terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projeto de duplicação da Tamoios é destaque no noticiário internacional




Mas notícias citam apenas obra do planalto, ignorando que somente terá sucesso depois de fazer trecho de serra e contorno Caraguá/São Sebastião

As obras de duplicação da rodovia dos Tamoios (SP-099), projeto da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), da Secretaria Estadual de Transportes, anunciado pelo governador Geraldo Alckmin, repercutiu na imprensa internacional especializada em infraestrutura e logística de transportes. O investimento de R$ 1,05 bilhão no empreendimento ganhou destaque na mídia da Europa e EUA, como nos sites ingleses InfraAmericas, Roadtraffic – technology.com e World Construction Network, no portal norte-americano Business News America e em blogs estrangeiros do setor. Esta é a informação via assessoria de imprensa da Dersa.


Segundo a assessoria, o noticiário internacional enfatiza a importância da Tamoios como via de ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte, principalmente ao Porto de São Sebastião, um dos maiores em exportação portuária no Brasil. As matérias detalham as obras de

Projeto de duplicação da Tamoios é destaque no noticiário internacional

Mas notícias citam apenas obra do planalto, ignorando que somente terá sucesso depois de fazer trecho de serra e contorno Caraguá/São Sebastião duplicação, que serão realizadas em convênio entre a Dersa e o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), no trecho de Planalto, dos km 11,5 ao 64,4.

Porém, não detalham o restante da obra, ou seja, trecho de serra e contorno entre Caraguatatuba e São Sebastião, detalhes importantes que foram excluídos da mídia estrangeira e assessoria da Dersa, já que seria a única via para se chegar até o citado porto na reportagem internacional. Segundo moradores e políticos do Litoral Norte já adiantaram em entrevistas ao Imprensa Livre, somente o trecho de planalto, conforme o projeto em questão, de nada aliviará os motoristas que fazem a ligação Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Mas a assessoria continua explicando que um dos principais veículos que destaca o tema é o londrino InfraAmericas, importante site especializado na cobertura do setor de infraestrutura no continente americano. Segundo o analista de pesquisa do portal, David Jerez Antoni, o setor de transportes brasileiro é tema constante na cobertura do InfraAmericas, porque seus assinantes estão interessados em investir em projetos no Brasil.

Segundo Jerez Antoni, o Brasil é “um dos maiores atores no setor de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões na América Latina e um dos principais países para atrair investimentos internacionais devido ao seu histórico e seu quadro institucional e legal”.

Um dos ingredientes para o interesse da imprensa especializada internacional no Brasil é a crise econômica internacional; o outro, a atração produzida pelos eventos esportivos de repercussão mundial.

“A crise econômica internacional, e os grandes eventos no país, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, têm contribuído para aumentar o interesse de fundos de investimento e empreiteiras estrangeiras sobre os novos projetos brasileiros na área da infraestrutura”, disse Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Dersa.



Fonte: Jornal Imprensa Livre


ACESSE: http://www.caraguaonline.com