quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Iniciativas em prol do Juqueriquerê marcam evento de encerramento do diagnóstico socioambiental do rio




Objetivo é resgatar compromissos e planejar novas ações em rede

O “Diagnóstico socioambiental e Sanitário dos bairros do Porto Novo, Morro do Algodão e Barranco Alto”, realizado pelo Instituto Supereco com financiamento do Fehidro, conquistou importantes resultados ambientais e humanos em quase dois anos de realização. Essas informações e as iniciativas mais atuais para a recuperação do Juqueriquerê farão parte do evento de encerramento do projeto em parceria com o Comitê de Bacias do Litoral Norte, que acontece no próximo dia 29 de agosto, a partir das 10h30 no CIEF Maria Aparecida Ujio no bairro do Porto Novo.

A programação conta com a participação de representantes da CETESB, da Sabesp, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outros, além dos membros da comunidade envolvidos com a criação da Rede do Juqueriquerê, lançada em 2008 no âmbito do projeto Água de Beber, do Instituto Supereco. Atividades multimeios, como oficinas e dinâmicas de sensibilização, também farão parte do evento. “O objetivo é o compartilhamento de saberes mais do que a mera transmissão de resultados do projeto, com a educação ambiental como carro-chefe do processo para transformações mais aprofundadas”, expressa Andrea Bossi, educadora da ONG.

Entre os principais efeitos do projeto, estão a constatação de que a qualidade da água do rio manteve-se razoável entre o verão e o inverno de 2010, a potencial continuidade na análise sistemática do rio pela CETESB, e da associação possível entre problemas de saúde e os alagamentos advindos da impermeabilização do solo, entre outros resultados. Por esse motivo, o evento de 29 de agosto visa a construção coletiva de uma agenda comum entre os atores presentes, em que suas contribuições orientem as soluções para problemáticas como as enchentes e alagamentos.

O Diagnóstico socioambiental teve início em novembro de 2009 e visou a análise do real impacto nas águas proveniente das edificações localizadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) do Rio Juqueriquerê. Além de dados sobre a qualidade da água do rio, buscou-se um levantamento da situação socioambiental e sanitária dos bairros do Porto Novo, Morro do Algodão e Barranco Alto, região sul de Caraguatatuba, SP.

Um questionário estruturado especificamente para o Diagnóstico foi aplicado, junto a 892 entrevistados, responsáveis por cada uma das edificações, entre residências, marinas e comércio. Além disso, a CETESB realizou uma campanha de análise de água em 08 pontos do curso do Juqueriquerê.

“Entre os resultados, apurou-se que apesar da maior parte das edificações ainda não estão conectadas à rede pública de coleta de esgoto, esse quadro está mudando com a ampliação da rede coletora de esgoto. Por isso, os casos que merecem maior atenção estão os efluentes domésticos destinados a sumidouros, fossas negras, valões ou diretamente ao corpo d’água”, coloca Andréa.

A voz das comunidades também perpassa o documento final do Diagnóstico, que por ser sócio-participativo incorpora a visão da população sobre o futuro do manancial. “Lamento muito o estado do rio hoje, quando ainda era limpo usávamos o Juqueriquerê para tomar banho, navegar e reunir as pessoas”, contou Pedrina Miguel dos Santos, do bairro Barranco Alto.

Dos parâmetros analisados, o que apresentou desconformidade foram os resultados encontrados para coliformes, microorganismos presentes nas fezes de alguns animais e seres humanos. Segundo relatório da CETESB, os resultados coincidem com “áreas de maior ocupação e com baixo índice de coleta pública de esgotos”.

Criações ambientais – durante as atividades multimeios planejadas para o evento, serão realizadas duas oficinas específicas de produção coletiva de Ecobags a partir de camisetas, e de desenhos das crianças sobre “o que eu quero fazer pelo Juqueriquerê”. Os artesãos e costureiras da região sul de Caraguatatuba apoiarão a fabricação artesanal das ecobags.

EVENTO

“QUEM FAZ O QUÊ PELO JUQUERIQUERÊ”
Local: CIEF Maria Aparecida Ujio – Porto Novo
Data: 29 de agosto de 2011

10h30 às 12h30 - Atividades multimeios – Exposição visual de projetos, ações, artesanato, trabalhos das escolas, oficinas artísticas, dinâmicas, estudo de meio e ações com a comunidade escolar do CIEF Porto Novo e representantes de bairros adjacentes

14h - “Quem faz o quê pelo Juqueriquerê”
Apresentação das ações pelo rio: Instituto Supereco, CETESB, Sabesp, Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comitê de Bacias do Litoral Norte.

15h40 - Agenda Comum pelo Juqueriquerê – revisão do Plano de Conservação da Bacia do Juqueriquerê, resgate de compromissos e construção de uma agenda comum

17h15 - Encerramento

FONTE: Instituto Supereco



ACESSE: http://www.caraguaonline.com