segunda-feira, 19 de setembro de 2011

120 voluntários retiram detritos de rios e praias de Caraguá




Cerca de 800 quilos de lixo foram coletados no sábado (17/09/2011) em Caraguá para comemorar o Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios. A ação integrou a 16ª Ecomobilização, promovida pela Sabesp, em parceria com as prefeituras das quatro cidades do Litoral Norte. Entre os resíduos recolhidos em Caraguá estavam pneus, vidro, plástico, tecido, papel e matéria orgânica.

Aproximadamente 120 voluntários retiraram os resíduos das praias do Massaguaçu, Martin de Sá, Centro, Palmeiras, Flexeiras, Romance e da Lagoa do Capricórnio. Nas margens dos Rios Santo Antonio e Juqueriquerê foram plantadas mudas nativas.

O presidente da ONG Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê), Pedro Paes Sobrinho, ressalta que ainda é necessário mudar muita coisa para o descarte de lixo na natureza deixar de ser um problema crônico. Para Sobrinho, a colocação de placas em praias e rios minimizaria essa prática. A Acaju foi parceira da ação.

O atleta de canoagem oceânica, Rodrigo Castilho do Espírito Santo, disse que reconhece a importância da preservação das praias por estar em contato constante com o ecossistema marinho. Para o assessor de Meio Ambiente da Sabesp, Marcelo Morgado, cada pessoa deve dar a sua parcela de contribuição para a preservação do planeta. “É necessário batalhar para não precisarmos ter dias, como este, de coleta de lixo em praias no futuro.”

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Paulo André Cunha Ribeiro, informou que o lixo recolhido será catalogado e que as empresas, cujas embalagens foram encontradas em grande quantidade no meio dos resíduos, serão notificadas. Segundo ele, a medida visa mostrar a parcela de responsabilidade de toda a sociedade e que também cabe às empresas esclarecerem seus consumidores sobre o problema.

O prefeito Antonio Carlos da Silva disse que as ações do Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios devem fazer parte do cotidiano das pessoas.

A sucata encontrada no mutirão foi encaminhada para a reciclagem e o material orgânico, para o aterro sanitário. O evento é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, ONG Acaju, Assu, Ocean Conservancy e Sabesp.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

ACESSE: http://www.caraguaonline.com